38ª Feira do Livro de Pelotas!


Quem passou pela praça Cel. Pedro Osório antes do dia 29 de outubro, pode observar a movimentação: lonas, estruturas de ferro e madeiras começaram a modificar a paisagem...
Um aroma diferente envolveu a praça a partir do dia 29 de outubro até o dia 15 de novembro...um aroma de literatura, de conhecimanto... foram livros, livreiros e escritores que nos ensinaram a ler, que nos fazem viajar e que ocupam o seu espaço de direito no nosso dia a dia. Uma rotina que deve ser repetida não somente nos dias de feira do livro.



A feira do livro de Pelotas, que neste ano chegou a sua 38ª edição, é um grande evento cultural que abrange toda a região.
Um evento aberto ao público onde reúne livreiros, escolas públicas e privadas, editores, autores e todos aqueles que apreciam livros, de todos os gêneros e que resulta num encontro de pura cultura.

"A praça é do povo como o céu é do condor!"
Poema de Castro Alves citado pelo orador da 1ª feira Dr. Mozart Victor Russomano em 26 de abril de 1960.

A 1ª feira do livro de Pelotas foi oficializada e realizada em 1960 na praça Cel. Pedro Osório. Foi interrompida em 1964 e só voltou a acontecer em 1978 no calçadão da cidade, onde definitivamente começou a fazer parte do calendário cultural da região. A feira do livro de Pelotas retornou a praça em 1993. É uma das mais antigas do RS, superada apenas pela feira de Porto Alegre.

A Responsável pela feira do livro é a Câmara Pelotense do Livro, que chamou para si a realização de um evento dessa magnitude, sempre em parceria com a prefeitura do município.

Um evento que valeu a pena registrar!!!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Sem duvida um evento de valor na cidade. Precisa ser avaliado para continuar melhorando sempre. A cidade deve evoluir a feira também . Um abraço. Eduardo

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!